terça-feira, 10 de julho de 2012

Reiki

Mikao Usui (1865-1926), um monge japonês discípulo da escola tendai, foi quem redescobriu a técnica do Reiki. Como monge, Usui já possuía conhecimento das técnicas de cura dos antigos, que consistia em reequilibrar o fluxo energético das pessoas, chamado pelos chineses de CHI, para o TAO (sabedoria Universal) pudesse se realizar plenamente. A vida de monge é um dos caminhos que levam a iluminação, pois é baseada na harmonia com o Universo. A pratica da meditação, a prece, o jejum,o exercício da concentração e o estudo das leis universais fazem parte do dia-a-dia de um monge. A escola Tendai, da qual Usui fazia parte, praticava o estudo de símbolos sagrados e seu uso energético. Usui já conhecia estes símbolos e como usá-los. A grande questão que o levou a redescobrir o Reiki foi a vontade de saber como ativa a energia universal e seu poder de harmonização de um modo mais simples e que pudesse ser usado por pessoas comuns.
A resposta veio através de um retiro de 21 dias,no Monte Kurama (Japão), para meditar e jejuar. No vigésimo primeiro dia Usui recebeu a iluminação, aprendendo como ativar e transmitir a energia universal pela imposição das mãos e pelos símbolos. Usui foi instalar-se então em um bairro pobre, onde realizava curas e ensinava seu método.
Entre seus alunos estava Chujiro Hayashi(1878-1941), um oficial da marinha japonesa que sistematizou o Reiki para uso clínico. Em sua clinica em Tókio, Hayaski passou a usar várias pessoas, canalizando energia Reiki para um só paciente, pois considerava que assim a energia era potencializada. Desenvolveu também o sistema de níveis para o recebimento das sintonizações e dos símbolos ,que eram trocadas pela prestação de serviços dos adeptos no atendimento aos pacientes da clinica.Chujiro Hayashi é considerado o estruturador do reiki, pois organizou e sistematizou o método descoberto por Mikao Usui.
Em 1935, uma havaiana chamada Hawayo Takata viajou para o Japão para realizar um ritual budista em homenagem ao seu falecido marido. Porem, como sofria de dores abdominais e cálculos biliares, submeteu-se a internação hospitalar ainda no Japão. Enquanto aguardava a operação marcada pelos médicos, a Sra.Takata ouviu uma voz interna dizer-lhe que não era necessário operar. Ela então desistiu da operação e internou-se na clinica de reiki de Chujiro Hayashi. Aos poucos a Sra. Takara foi ser restabelecendo e procurou se informar melhor sobre aquela técnica que lhe havia ajudado a curar-se.
Decidiu aprender a técnica, ficando no Japão por dois anos. Em 1938, tornou-se Mestra, passando a transmitir e divulgar o reiki no ocidente. Hawayo Takata fundou a associação internacional de reiki (AIRA), e é tida como a grande propagadora da técnica do reiki no ocidente. Para que o reiki fosse bem aceito no ocidente, a Sra. Takata contava que Mikao Usui era cristão, estudioso das religiões e diretor da Universidade de Doshisha em Kyoto no Japão, tendo viajando para EUA, China e Índia em busca de saber como Jesus Cristo e Buda realizava a cura de outras pessoas.
Esta indagação o levou a estudar em vários textos antigos, e entre eles Usui encontrou sutras escritos em sânscrito que explicavam a técnica do Reiki… Daqui pra frente a historia é igual á que relatamos acima, mudando em um ou outro detalhe. O interessante neste fato é que apresentando Mikao Usui como cristão e professor universitário a Sra. Takata consegui com que o Reiki fosse bem aceito pelo ocidente, mesmo num período muito próximo ao final da Segunda Guerra Mundial(1939-1945), retornando- se uma técnica muito conhecida e difundida, chegando até os dias atuais.

Nenhum comentário:

A Parábola do Semeador - Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan Kardec

5 - Jesus, ao sair de casa, sentou-se à beira-mar, e uma grande multidão de pessoas reuniu-se ao seu redor. Assim, Ele subiu em um barco, e...