Cada criança traz em si os registros profundos das experiências existenciais anteriores e uma proposta evolutiva destinada ao seu aperfeiçoamento espiritual, com vistas à sua plena realização diante das leis da vida, que significam os desígnios de Deus relativos à destinação humana.
A espiritualidade das crianças não exige exclusivamente ensino religioso sustentado meramente em preceitos teológicos, mas reclama educação integral que desperte gradualmente a consciência para sua própria condição espiritual e valorize a sublimação de seus sentimentos, para que sua capacidade de amar qualifique todas as expressões do espírito imortal.
Compreende-se que ao atraí-las e acolhê-las amorosamente, Jesus ressaltou que as crianças são naturalmente favorecidas ao aprendizado de Seus ensinamentos, pois na infância, no alvorecer de sua nova existência, embora inibido de se manifestar com plenitude, o espírito encontra-se mais acessível às impressões que recebe, capazes de lhe auxiliarem o adiantamento através dos efeitos da educação.
Por sua espiritualidade, a criança reclama educação no bem e as amorosas lições de Jesus orientam a consciência humana na infância e em todas as fases de sua vida ao aprimoramento moral, impulsionando-a para a conquista da vida superior.
(Palavras de Luz - Jornal do Grupo Espírita Francisco Xavier - Rua Cajú, 87 - Porto Alegre/RS)
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