quinta-feira, 16 de julho de 2015

A aceitação daquilo que é - Tathata

Tente entender a expressão  aceitação daquilo que é. Buda depende muito dessa expressão. Na língua dele, a palavra é tathata. Toda a orientação budista consiste em viver nessa palavra, viver com essa palavra tão profundamente que ela desaparece e você se torna a aceitação daquilo que é.
Por exemplo: você está doente. A atitude de aceitação daquilo que é consiste em aceitar isso e dizer a si mesmo: "Tal é o caminho do corpo", ou "As coisas são assim". Não crie uma briga, não comece a travar uma batalha. Você tem dor de cabeça; aceite-a. Tal é a natureza das coisas. Subitamente há uma mudança, porque quando se toma essa atitude, uma mudança a acompanha como uma sombra. Se você conseguir aceitar a dor de cabeça, ela desaparecerá.
Experimente fazer isso. Se você aceita um desconforto, ele começa a desaparecer. Porque isso acontece? Porque sempre que você está brigando, sua energia fica dividida: metade é canalizada para o desconforto, a dor de cabeça, e a outra metade luta contra a dor de cabeça - uma ruptura, uma divergência, e então a luta.
Esta luta é, na verdade, uma dor de cabeça mais profunda. Uma vez que você a aceita, que não se queixa, que não briga, a energia se torna uma só por dentro. A ruptura se desfaz  e muita energia é liberada, pois agora não há conflito e a própria liberação da energia se torna uma força de cura.
 
A cura não vem de fora. Tudo o que os remédios podem fazer é ajudar o corpo a ativar sua própria força de cura. Tudo o que um médico pode fazer é apenas ajudar você a encontrar seu próprio poder de cura. A saúde não pode ser forçada de fora, ela é sua energia florescendo.
 
Esta expressão aceitação daquilo que é pode funcionar tão profundamente que doenças físicas, mentais e finalmente espirituais se dissipam; esse é um método secreto. Comece com o corpo porque essa é a camada mais inferior. Se você for bem sucedido aí, então níveis mais elevados poderão ser tentados. Se você falhar aí, então será difícil passar para níveis mais elevados.
 
Algo está errado no corpo: relaxe, aceite isso e simplesmente diga por dentro, não apenas com palavras, mas sinta isto profundamente. "Tal é a natureza das coisas".
 
O corpo é um conjunto, então muitas coisas se combinam nele. O corpo nasce e está propenso à morte. Ele é um mecanismo complexo; há toda a possibilidade de uma coisa ou outra sair errada. Aceite isso e não se identifique. Ao aceitar, você fica acima, permanece além. Ao brigar, você desce para o mesmo nível. Aceitação é transcendência.

Nenhum comentário:

A Parábola do Semeador - Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan Kardec

5 - Jesus, ao sair de casa, sentou-se à beira-mar, e uma grande multidão de pessoas reuniu-se ao seu redor. Assim, Ele subiu em um barco, e...