segunda-feira, 13 de maio de 2013

125 anos da Lei Áurea...

A Lei Áurea libertou os negros do açoite, do trabalho sem salário e de outras afrontas a direitos que não precisariam estar previstos em lei para serem reconhecidos como inerentes ao ser humano, independentemente da nacionalidade, sexo, credo ou cor.
Mas qual será o dia em que comemoraremos a abolição da escravatura do preconceito do negro contra o negro, do negro contra o branco, do branco contra o negro e do branco contra o branco? E qual será o dia em que comemoraremos a abolição da escravatura de tantos outros preconceitos tão conhecidos e vivenciados por todos nós? Preconceito contra a mulher, contra o homem, contra o gordo, contra o magro, contra o rico, contra o pobre...
Sim, pois vivemos dominados e cercados por preconceitos. Inúmeros e variados preconceitos. Muitos chegam a passar despercebidos por nós, de tão habituados que estamos com eles, de tão enraizados que  estão. Mas eles existem e continuam escravizando a raça humana, tão ou mais cruelmente que a classe dominante na época da Lei Áurea.
Por uma efetiva abolição da escravatura e que não seja preciso esperar mais 125 anos para iniciarmos a nossa libertação!

Nenhum comentário:

A Parábola do Semeador - Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan Kardec

5 - Jesus, ao sair de casa, sentou-se à beira-mar, e uma grande multidão de pessoas reuniu-se ao seu redor. Assim, Ele subiu em um barco, e...