terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Verdadeira pureza. Mãos não lavadas

Então os escribas e fariseus que tinham vindo de Jerusalém, se aproximaram de Jesus e lhe disseram: Por que vossos discípulos violam a tradição dos Antigos? pois eles não lavam as mãos quando tomam suas refeições.
Mas Jesus lhes respondeu: Por que vós mesmos violais o mandamento de Deus para seguir a vossa tradição? pois Deus fez este mandamento: Honrai vosso pai e vossa mãe; e este outro; Que aquele que disser palavras injuriosas ao seu pai ou à sua mãe, seja punido de morte. Mas vós outros vos dizeis: Todo aquele que tiver dito ao seu pai, ou à sua mãe: Toda oferenda que faço a Deus vos é útil, satisfaz à lei, - ainda que depois disso não honre nem assista seu pai ou sua mãe; e, assim, tornastes inútil o mandamento de Deus por vossa tradição.
Hipócritas, Isaías bem profetizou de vós quando disse: Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim; e é em vão que me honram ensinando máximas e ordenações humanas.
Depois, tendo chamado o povo, ele lhe disse: Escutai e compreendei bem isto: Não é o que entra na boca que enlameia o homem, mas o que sai da boca do homem. O que sai da boca parte do coração, e é o que torna o homem impuro, porque é do coração que partem os maus  pensamentos, os homicídios, os adultérios, as fornicações, os furtos, os falsos testemunhos, as blasfêmias e as maledicências; estão aí as coisas que tornam o homem impuro; mas comer sem ter lavado as mãos não é o que torna um homem impuro.
Então seus discípulos, se aproximando dele, lhe disseram: Sabeis que os Fariseus, tendo ouvido o que acabais de dizer, disso se escandalizaram? Mas ele lhes respondeu: Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada. Deixai-os; são cegos que conduzem cegos; se um cego conduz um outro, ambos caem no fosso. (São Mateus, cap. XV, v. de 1 a 20)

(Evangelho Segundo o Espiritismo - Cap. VIII - Bem-aventurados aqueles que têm puro o coração)

Nenhum comentário:

A Parábola do Semeador - Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan Kardec

5 - Jesus, ao sair de casa, sentou-se à beira-mar, e uma grande multidão de pessoas reuniu-se ao seu redor. Assim, Ele subiu em um barco, e...