sábado, 22 de outubro de 2011

Beleza de cada um

Quando se fala em beleza, logo se imagina a pessoa, o semblante, o corpo, enfim, pois se analisam as formas físicas, as plásticas realizadas, o modo de ser, como ainda o modo de vestir, principalmente os tipos de roupas, as cores da estação ou da moda, ou ainda modo de se portar, falar e locomover-se. Evidente que é importante para a pessoa estar bem apresentável e, sobre isso, dá-lhe confiança no relacionamento, pois se sente valorizada, certo que só poderiam apreciá-la. Na verdade, porém, trata-se da aparência que pode até demonstrar o bom gosto.
Todavia, isso que pode mostrar até uma boa presença, na verdade, não significa realmente a pessoa. Podemos até comentar, referir que é alguém bem apresentável, mas nada acrescentamos sobre o seu conteúdo...
Então, precisamos saber o que, de fato, qualificaria a pessoa.
O que realmente marca a personalidade é sua composição de ideias, os pensamentos que expõe, o modo de ser e de agir, a espiritualidade que revela, sintonia e respeito para com a natureza, sobretudo o trabalho social que está sempre a desenvolver a par do seu trabalho de subsistência. Essa a verdadeira presença que se destaca, que elogiamos, que valorizamos. Pode até não cuidar muito de sua aparência, não se vestir tão bem, mas a pessoa é reconhecida por suas manifestações, atitudes, trabalhos, não só o destaque dos trabalhos profissionais exercidos com responsabilidade, zelo e competência, mas principalmente também as atividades de ordem social, relacionadas com seu trabalho. Essa é a virtude de cada um que o projeta porque virtude significa beleza. É aí que se confere em todas profissões, pessoas que se destacam pelo respeito a todos os outros, como pela preocupação de que tenham seus direitos à vida respeitados. E a começar evidentemente pela saúde, pela educação, pelo trabalho assegurado e remuneração digna. Certo que é de responsabilidade fundamental da União, Estado e município os cuidados primeiros para que tudo isso ocorra dentro da normalidade.
Todavia, evidente aí, cada um de nós tem a obrigação de conferir e colaborar, nem só por simples reclamação, sim, para que todos nos empenhemos em resolver eventuais problemas. Vamos divulgar os direitos de cada um, direito à vida saudável, à liberdade de pensar e agir, respeitando-se outrem, por indispensável tolerância, E aí, com essa fraternidade é que devemos contar, agir, e exigir, e vamos contar não só com deputados e senadores, mas presidente, governadores, cônsules, servidores em geral, vereadores, como profissionais da medicina, engenharia, direito, cantores, agricultores, proteiros, dentistas, motoristas, empresários, professores, corretores, barbeiros, secretários etc. etc. Então, é por isso que conhecemos e elogiamos aqueles profissionais, aquelas pessoas que realmente são belas pelo seu modo de ser e agir. Essa é a verdadeira beleza pela qual todos nós somos maravilhados. E que beleza de pátria não seria a nossa!

Milton dos Santos Martins - Magistrado aposentado

Nenhum comentário:

A Parábola do Semeador - Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan Kardec

5 - Jesus, ao sair de casa, sentou-se à beira-mar, e uma grande multidão de pessoas reuniu-se ao seu redor. Assim, Ele subiu em um barco, e...