terça-feira, 8 de setembro de 2009

BUDISMO

A auto-salvação é uma tarefa urgente para qualquer homem. Se um homem jaz ferido por uma flecha envenenada, ele não atrasará a sua extração para pedir detalhes a respeito de quem a atirou ou do comprimento e fabricação da flecha. Haverá tempo para um entendimento crescente do ensinamento. Por enquanto, comecemos encarando a vida como ela é, aprendendo sempre pela experiência direta e pessoal.
O primeiro fato da existência é a lei da mudança ou impermanencia. Tudo o que existe, de uma mancha a uma montanha, de um pensamento a um império, passa pelo mesmo ciclo de existência; a saber: nascimento, crescimento, decadência e morte. só a vida é continua, ainda que buscando auto-expressão em novas formas. "A vida é uma ponte, não construas pois casas sobre ela". A vida é um processo de fluxo e aquele que se apega a qualquer forma, por mais esplendida que seja, irá sofrer por estar resistindo ao fluxo.
A lei da mudança aplica-se igualmente a "alma". Não existe nenhum principio nos indivíduos que seja imortal e imutável. somente "Aquilo que não tem nome", a Realidade Ultima, está alem da mudança e todas as formas de vida, o homem inclusive, são manifestações dessa Realidade. Ninguém é nunca o dono da vida que flui em si, assim como a lâmpada elétrica não é dona da corrente que a faz brilhar.
O Universo é a expressão da lei. todos os efeitos tem causas e a alma ou o caráter do homem é a soma total de seus pensamentos e ações anteriores. O Karma, que significa ação e reação, governa toda a existência e o homem é o único criador de suas circunstancias. sua reação a elas, cria sua condição futura e seu destino final. Através do pensamento e da ação corretos, ele pode gradualmente purificar a sua natureza interior e assim, através da auto-realização, atingir em tempo a libertação.
A vida é una e indivisível, ainda que suas formas que sempre mudam sejam inumeráveis e perecíveis. Na realidade não há morte, embora todas as formas devam morrer. Do entendimento da unidade da vida brota a compaixão, um sentimento de identidade com a vida em outras formas, a compaixão é descrita como a "lei das Leis - eterna harmonia", e aquele que quebra essa harmonia sofrerá proporcionalmente a sua ação e retardará sua iluminação.
Sendo a vida Una, os interesses da parte serão os interesses do todo. em sua ignorância, o homem pensa poder batalhar com sucesso por seus próprios interesses e essa energia de egoísmo, voltada para a direção errada, produz o sofrimento. a parte de seu sofrimento, ele aprende a reduzir e finalmente a eliminar sua causa. Buda ensinou as quatro Nobres Verdade: a) A Onipresença do sofrimento; b) sua causa, o desejo voltando para a direção errada; c) sua cura, a remoção da causa; d) o Nobre Óctuplo Caminho de auto-desenvolvimento, que conduz ao fim do sofrimento.
O Caminho Óctuplo consiste em: Visão Correta ou compreensão preliminar, Objetivos ou Motivos Corretos, Palavras Corretas, Ações Corretas, Vida Correta, Esforço Correto, Concentração ou Desenvolvimento Mental Correto e, finalmente, "Samandhi" (Meditação) Correto, que conduz a Iluminação completa. Assim como o Budismo é um Caminho de vida e não meramente uma teoria da vida, o trilhamento desse Caminho é essencial para a auto-libertação "Cessar de fazer o mal, aprender a fazer o bem, purificar sua própria mente: esse é o ensinamento dos Budas".
A Realidade é indescritível e um deus com atributos não é a Realidade final. Mas o Buda, um ser humano, tornou-se o Totalmente Iluminado, e o propósito da vida é o atingido da Iluminação. Esse estado de Consciência, o Nirvana, a extinção das limitações do ego, é atingível na terra. Todos os homens e todas as outras formas de vida contem a potencialidade da Iluminação e o processo consiste, portanto, em tornar-se naquilo que você é: "Olha para dentro: tu és Buda".
Entre a Iluminação potencial e a verdadeira fica o "Caminho do Meio, o Caminho Óctuplo" do desejo à paz, um processo de auto-desenvolvimento entre os "opostos", evitando os extremos. Buda palmilhou esse caminho até o fim e a única fé requerida no Budismo é a crença razoável de que houve um Guia que trilhou esse Caminho e que vale a pena que nós o trilhemos. O Caminho deve ser trilhado pelo homem inteiro e não apenas pelo que há de melhor nele. Coração e mente devem ser igualmente desenvolvidos. Buda foi o Todo Compassivo, ao mesmo tempo que foi o Iluminado.
O Budismo insiste grandemente na necessidade da concentração e da meditação interiores, que conduzem em tempo ao desenvolvimento das faculdades espirituais interiores. A vida interior é tão importante quanto o corre-corre cotidiano e períodos de quietude para a atividade interior são essenciais para uma vida equilibrada. O Budista deve estar atento e consciente de si em todas as horas, guardando-se do apego mental e emocional ao "espetáculo que passa". Esta vigilante e crescente atitude em relação às circunstancias, que ele sabe serem sua própria criação, ajuda-o a manter sua reação a elas sempre sob controle.
Buda disse: "Trabalha para tua própria salvação, com diligência". O Budismo não conhece qualquer autoridade, salvo a intuição do indivíduo e essa autoridade é apenas para esse indivíduo sozinho. Cada homem sofre as conseqüências de seus próprios atos e com isso aprende, enquanto ajuda seu semelhante, a alcançar a mesma libertação. Não se reza ao Buda ou a qualquer deus para impedir que efeito se produza a partir de determinadas causas. Os monges Budistas são mestres e exemplos, e de nenhuma maneira intermediários entre a Realidade e o indivíduo. A máxima tolerância é praticada em relação à todas as religiões e filosofias, pois nenhum homem tem o direito de interferir na jornada de seu vizinho para a Meta.
O budismo não é nem pessimista nem "escapista", nem nega a existência de Deus e da alma, embora ele empreste um significado especial a esses termos. Ele é, pelo contrário, um sistema de pensamento, uma religião, uma ciência espiritual e um caminho de vida, que é razoável, pratico e abrange todas as coisas. Por mais de dois milênio satisfez ele as necessidades espirituais de cerca de um terço da humanidade. ele atrai o Ocidente porque não tem dogmas, satisfaz igualmente a razão e o coração, insiste na auto-confiança aliada à tolerância para com outros pontos de vista, abrange ciência, religião, filosofia, psicologia, ética e arte, e insiste no homem sozinho como único criador de sua vida presente e determinador de seu destino.

Um comentário:

Anônimo disse...

genial

A Parábola do Semeador - Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan Kardec

5 - Jesus, ao sair de casa, sentou-se à beira-mar, e uma grande multidão de pessoas reuniu-se ao seu redor. Assim, Ele subiu em um barco, e...