Os alemães, quebrando o acordo de não-agressão, invadiram a União Soviética, mas foram derrotados na batalha de Stalingrado. O exército alemão foi cercado por forças soviéticas. No início de 1943, os alemães renderam-se e reconheceram a superioridade soviética. Além disso, o “General Inverno”, mais uma vez na história soviética fragilizou o inimigo. Foi a primeira derrota da Alemanha na Europa.
Participação do Brasil
No dia 22 de agosto de 1942, em virtude do afundamento de navios brasileiros por submarinos alemães e italianos, o Brasil declarou guerra aos paises agressores. Em 1944, para a Itália foram enviados 25.334 homens, componentes da FEB, sob o comando do general Mascarenhas de Morais. Destacaram-se os brasileiros nas batalhas de Monte Castelo, de Montese e de Fornovo.
O Dia “D”
No dia 6 de junho de 1944, as forças aliadas, comandadas pela Inglaterra e pelos Estados Unidos, tendo à frente o general norte-americano Eisenhower, desembarcaram na região da Normandia, no norte da França. Em 25 de agosto daquele ano, as tropas aliadas entraram em Paris, libertando a França do jugo alemão. O fim da Alemanha e o término da guerra era uma questão de tempo. | Lanchão de desembarque perto da praia (6/06/1944) |
O Fim da Guerra
Com o desembarque dos aliados no Norte da África, na Itália, na Normandia, e com a derrota dos alemães na Rússia e a rendição da Itália, a Alemanha capitulou. O armistício foi firmado no dia 7 de maio de 1945. Assim, termina a guerra na Europa, pois no Pacífico, o Japão continuava resistindo. Nos dias 6 e 9 de agosto, os Estados Unidos lançaram duas bombas atômicas (Hiroshima e Nagasaki respectivamente). Depois deste episódio, o Japão assina sua rendição.
As Conseqüências da Guerra:
a) Divisão do mundo em dois blocos: socialista e capitalista.
b) Divisão da Alemanha.
c) Decadência dos regimes totalitários.
d) Processo de descolonização das colônias afro-asiáticas.
e) Grande número de mortos.
f) Emprego de armas atômicas.
g) Criação da Organização das Nações Unidas (ONU).
Os Tratados
a) Acordo de Yalta – Assinado em fevereiro de 1945. Nesta cidade soviética, os Estados Unidos reconheciam a soberania soviética na Europa Oriental (Leste europeu).
b) Acordo de Potsdam – Ocorreu logo após o término da guerra (agosto de 1945). O encontro aconteceu em Berlim. Os líderes aliados decidiram que a Alemanha e a cidade de Berlim seriam divididos em quatro zonas sob a administração francesa, britânica, norte-americana e soviética. A Alemanha deveria pagar uma enorme indenização aos Aliados e devolver o porto de Dantzig a Polônia.
(www.colegioweb.com.br )
Nenhum comentário:
Postar um comentário