terça-feira, 21 de janeiro de 2014

OBSESSÃO - Como funciona o processo obsessivo...

Observando-se a mediunidade como sintonia, a obsessão é o equilíbrio de forças inferiores, retratando-se entre si.
Fenômeno de reflexão pura e simples, não ocorre tão-somente dos chamados mortos para os vivos, porque, na essencia, muita vez aparece entre os próprios Espíritos encarnados a se subjugarem reciprocamente pelos fios invisíveis da sugestão.
A mente que se dirige a outra cria imagens para fazer-se notada e compreendida, prescindindo da palavra e da ação para insinuar-se, porquanto, ambientando a repetição, atinge o objetivo que demanda, projetando-se sobre aquela que procura influenciar. E, se a mente visada sintoniza com a onda lançada sobre ela, inicia-se vivo circuito de força, dentro do qual a palavra e a ação se incumbem de consolidar a correspondência, formando o círculo de encantamento em que  o obsessor e o obsidiado passam a viver, agndo e reagindo um sobre o outro.
Não há, por isso, obsessão unilateral. Toda ocorrênca desta espécie se nutre à base de intercâmbio mais ou menos completo. Quanto mais sustentadas as imagens inferiores de um Espírito para o outro, em regime de permuta constante, mais  profundo o poder da obsessão, de vez que se afastam da justa realidade para o circuito de sombra a que se entregam a mútuo fascínio.
É o mesmo que se verifica com apedra quando em serviço de gravação. Quanto mais repetida a passagem do buril, mais entranhado o sulco destinado a perpetuar a minudência da imagem.
 
...
 
Quanto mais nos rendamos a essa ou àquela ideia em nosso íntimo, com maior força nos converteremos nela, a expressar-lhe os desígnios.
É assim que se formam estranhos desequilíbrios que, em muitas circunstâncias, concretizam moléstias e desalento, aflição e loucura, quando não plasmam a crueldade e a morte.
Toda a obsessão começa pela insinuação vaga do pensamento alheio que nos visita oculto.
Hoje é um pingo de sombra, amanhã linha firme, para depois, fazer-se um painel vigoroso, do qual assimilamos apelos infelizes que nos aprisionam em um turbilhão de trevas.
Urge, pois, que saibamos fugir, desassombrados, aos enganos da inércia, porque o espelho ocioso de nossa vida em sombra pode ser longamente viciado e detido pelas forças do mal que, em nos vampirizando, estendem sobre os outros as teias infernais da miséria e do crime.
Dar novo alimento à mente pelo estudo e consagrar-se em paz ao serviço incessante é a fórmula ideal para libertar-se de todas as algemas, pois que, na aquisição de bênçãos para o espírito e no auxílio espontâneo à vida que nos cerca, refletiremos sempre a Esfera Superior, avançando, por fim da cegueira mental para a divina Luz da divina Visão.

(Pensamento e Vida - Francisco C. Xavier/ Espírito Emmanuel - ed. FEB -  Palavras de Luz - Jornal do Grupo Espírita Francisco Xavier)
 

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

I CHING

44. Encontros Acontecimentos aparentemente favoráveis devem ser encarados com prudência e realismo. A ilusão procura envolvê-lo, tenha reserva necessária diante da suposta facilidade que surge. Preserve a independência interior, permaneça reservado e oriente-se pela verdade.

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Conhece-te a ti mesmo...

 
 
 
 
Quando conseguirdes conhecer a vós mesmos, então sereis conhecidos e compreendereis que sois filhos do Pai vivo. Mas se não vos conhecerdes, vivereis na pobreza e sereis a pobreza.
 
 
(Jesus - Evangelho de Tomé - Trecho extraído do livro Quem Somos nós? Arte: retoricadodragao.blogspot.com)

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Revelações de uma janela nova...

História...
Passado & presente coexistindo...
Um pouco ou muito do que fomos...
E também daquilo que somos e seremos...
Tradições...
Diversidade cultural e religiosa...
Palco de manifestações de ideologias sociais e políticas...
Conflitos... Lutas... Trabalho... 
Vida...
Todos os dias à disposição de quem a procura...
Consciente ou inconscientemente...

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

NÃO CONFUNDAS


 

"Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido." -
Paulo.

(ROMANOS, 10:11.)
 
Em todos os círculos do Cristianismo há formas diversas quanto à crença individual.
Há católicos romanos que restringem ao padre o objeto de confiança; reformistas evangélicos que se limitam à fórmula verbal e espiritistas que concentram todas as expressões da fé na organização mediúnica.
É natural, portanto, a colheita de desilusões.
Em todos os lugares, há sacerdotes que não satisfazem, fórmulas verbalistas que não atendem e médiuns que não solucionam todas as necessidades.
Além disso, temos a considerar que toda crença cega, distante do Cristo, pode redundar em séria perturbação... Quase sempre, os devotos não pedem algo mais que a satisfação egoística no culto comum, no sentimento rudimentar de religiosidade, e, daí, os desastres do coração.
O discípulo sincero, em todas as circunstâncias, compreende a probabilidade de falência na colaboração humana e, por isso, coloca o ensino de Jesus acima de tudo.
O Mestre não veio ao mundo operar a exaltação do egoísmo individual, e, sim, traçar um roteiro definitivo às criaturas, instituindo trabalho edificante e revelando os objetivos sublimes da vida.
Lembra sempre que a tua existência é jornada para Deus.
Em que objeto centralizas a tua crença, meu amigo? Recorda que é necessário crer
sinceramente em Jesus e segui-Lo, para não sermos confundidos.

(Vinha de Luz - Chico Xavier)

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Oração ao Sagrado Coração de Jesus...

Meu Sagrado Coração de Jesus, em vós deposito toda confiança e esperança. Vós que sabeis tudo, Pai, o Senhor do Universo, Sois o Rei dos Reis, Vós que fizeste o cego ver, paralítico andar, o morto voltar a viver, o leproso sarar.
Vós que vedes as minhas aflições, as minhas angústias, bem sabeis, Divino Coração, como preciso alcançar esta graça: (pede-se a graça com fé); a minha conversa convosco me dá ânimo e alegria para viver, só de Vós espero com fé e confiança; (pede-se novamente a graça).
Fazei, Sagrado coração de Jesus, que antes de terminar esta conversa, dentro de nove dias, alcance esta tão grande Graça; e para Vós agradecer, divulgarei esta Graça para que os homens, aprendam a ter fé e confiança em Vós; iluminai os meus passos, Sagrado Coração de Jesus, assim como esta luz esta nos iluminando e testemunhando a nossa conversa. Sagrado Coração de Jesus, eu tenho confiança em Vós, Sagrado Coração de Jesus, aumente ainda mais a minha fé; Amém.
Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória ao Pai.
Repetir esta oração por mais 8 dias.
 
(Fonte: www.portalangels.com )

Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim... (João 14, 1)

 
 
 
 
 
 
... Mas uma certa expectação horrível de juízo e ardor de fogo, que há de devorar os adversários.
 
Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas.
 
De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus e tiver por profano o sangue do testamento, com que foi santificado e fizer agravo ao Espírito da graça?
 
Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez o Senhor julgará o seu povo.
 
Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.
 
Lembrai-vos,  porém, dos dias passados, em que depois de serdes iluminados suportastes grande combate de aflições.
 
Em parte fostes feitos espetáculo com vitupérios e tribulações, e em parte fostes participantes com os que assim foram tratados.
 
Porque também vos compadecestes dos que estavam nas prisões e com gozo permitistes a espoliação dos vossos bens, sabendo que em vós mesmos tendes nos céus uma possessão melhor e permanente.
 
Não rejeiteis, pois, a vossa confiança que tem grande e avultado galardão.
 
Porque necessitais de paciência, para que depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa.
 
Porque ainda um pouquinho de tempo, e o que há de vir virá e não tardará.
 
Mas o justo viverá da fé e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.
 
Nós porém não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que creêm para a conservação da alma.
 
(Epístola aos Hebreus 11, 27-39 - arte: ovrbo.blogspot.com)

A Parábola do Semeador - Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan Kardec

5 - Jesus, ao sair de casa, sentou-se à beira-mar, e uma grande multidão de pessoas reuniu-se ao seu redor. Assim, Ele subiu em um barco, e...